Secovi busca adesão da Câmara para revitalização do Centro: Legislativo irá apoiar a iniciativa

0 0

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos (PSB), recebeu na manhã desta sexta-feira (17) uma comitiva da regional Campinas do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi). Formada por diversos integrantes da entidade – entre os quais o Diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Alan Silva Cury e a Diretora de Assuntos Turísticos Imobiliários Maria Camila Dias -, a delegação solicitou o apoio institucional da Câmara para um projeto de revitalização do centro da cidade.

“Nos foi apresentado um estudo muito interessante, com diversas propostas elaboradas não apenas pelos representantes do Secovi como também por empresários, professores, urbanistas e outros profissionais. O Centro é uma região de grande importância da cidade e não há dúvida de que uma reurbanização será benéfica para a cidade. Vamos compartilhar essas ideias com os demais vereadores após o recesso e não tenho dúvida de que haverá grande interesse do Legislativo em trabalhar por esta ação, que irá beneficiar não só quem mora, trabalha e frequenta a região central, mas a cidade como um todo”, diz o presidente Zé Carlos.

O estudo levado à Câmara elenca propostas que visam à orientação de adensamento, preservação de patrimônio arquitetônico, fortalecimento da base econômica, requalificação de espaços públicos e melhoria da mobilidade. Os primeiros passos sugeridos são a criação de uma legislação específica de uso e ocupação de solo da região (as medidas sugeridas são detalhadas no compêndio apresentado), um programa especial de segurança pública, o estímulo a restauro de fachadas tombadas pelo patrimônio histórico e um programa de requalificação urbana e funcional do Centro, com verbas específicas  da Outorga do Direito de Construir.

“A implementação destas propostas é fundamental para que o Centro se mantenha como coração financeiro, institucional e cultural da cidade, e para fomentar novas atividades econômicas e empresariais na área, sobretudo as geradoras de empregos, além de incrementar o turismo cosmopolita, do qual o Centro deve ser âncora”, aponta o documento.

Entre os empreendimentos propostos no estudo aparecem, entre outros, a volta de operação de um Bonde (uma opção tanto de mobilidade quando turísticas); a requalificação do Museu da Cidade e do Mercadão;  o uso cultural de locais como o Palácio da Mogiana, dos Azulejos e da Justiça; e o retorno do Theatro São Carlos e da Praça do Lago dos Cisnes.

Texto e foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC

Câmara de Campinas

Feliz
Feliz
0 %
Agora
Agora
0 %
Animado
Animado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso
Nervoso
0 %
Surpresa
Surpresa
0 %

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Adoraríamos te enviar nossas novidades e notícias recentes. 😎

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *